Jorge Henrique comemora, em 2009, o título da Copa do Brasil
(Foto: Corintimao.com.br)
A 12 anos atrás, os dois times disputavam o nacional daquele ano, marcado pela Máfia do Apito, após ser descoberto um esquema que envolvia árbitros de futebol, como Edilson Pereira de Carvalho, que manipulavam resultados para os sites de apostas, e resultaram em 11 jogos da Série A sendo refeitos, o que causou revolta para os colorados. No jogo decisivo, um lance envolvendo Tinga e Fabio Costa causou revolta entre os jogadores do time do sul, que queriam uma penalidade máxima, que o juiz não marcou e ainda advertiu com cartão o jogador colorado por simulação.
A partir deste episódio, começou umas das maiores rivalidades interestaduais do País. Ao ponto de, em 2007, torcedores do time gaúcho pedirem para a equipe entregar o jogo, a fim de rebaixar o Timão para a Série B.
(Foto: ESPN.com.br)
Mas foi em 2009, a primeira decisão dos dois clubes com a rivalidade consolidada. Na ocasião, o presidente do time do sul disse que havia enviado um DVD à CBF, mostrando supostos erros de arbitragem do alvinegro do Parque São Jorge às vésperas da final da Copa do Brasil daquele ano. No campo, deu Timão, com direito a D'alessandro, estrela da equipe colorada, perder a cabeça e ser expulso no Beira-Rio.
O último confronto foi uma vingança de 2007. O time de Porto Alegre veio para Itaquera desesperado, correndo risco de ser rebaixado, e perdeu a partida, contra um time que ainda brigava pela vaga na Libertadores.
(Foto: timaoweb.com.br)
Jogadores do atual elenco do time gaúcho falam que, fora do Rio Grande do Sul, o maior rival é o Corinthians, mostrando como este confronto deixou de ser apenas um jogo, para se tornar uma das maiores rivalidades do nosso esporte bretão.



Nenhum comentário:
Postar um comentário