segunda-feira, 24 de abril de 2017

Após 40 anos, Timão e Ponte reeditarão final histórica

Corinthians e Ponte Preta estão na final do Campeonato Paulista, 40 anos após o jogo que marcou o fim do jejum de títulos do Time do Parque São Jorge. No sábado, a equipe de Campinas eliminou o rival alviverde e o alvinegro paulistano, no domingo, deixou o rival tricolor pelo caminho. A final, em 1977, marcou o fim de 23 anos sem títulos do Timão.

Basílio comemora o gol que deu o Paulista de 77
(Foto: ESPN.uol.com.br)

As duas equipes, menos cotadas para chegar na decisão do campeonato estadual, conseguiram os resultados nos jogos de ida das semi-finais. No domingo de Páscoa, o time de Campinas aplicou um 3 a 0 no time da Barra-Funda, jogando no Moisés Lucarelli, no interior de São Paulo. Já o Corinthians, venceu, no Morumbi, o time da casa por 2 a 0.

Na volta, ambos apenas administraram as vantagens obtidas nos jogos de ida, onde o time do interior perdeu de 1 a 0, na Barra-Funda, e o Timão, empatou por 1 a 1 em Itaquera, sendo o suficiente para que ambas as equipes decidissem o Campeonato Paulista de 2017.

Antes do início da partida de volta contra o rival do Morumbi, mosaico foi exibido no setor leste da Arena Corinthians
(Foto: Meutimão.com.br)

A final, será uma reedição da decisão de 1977. A série de jogos, que rendeu uma homenagem na apresentação do Jadson, que veste a camisa 77 no estadual, marcou o encerramento de um jejum quem durou 23 anos para o time da Zona Leste de São Paulo. Desde 54, o time viu a Fiel crescer, e várias finais serem perdidas, antes do Paulistão de 77.

Contra a Ponte Preta, foram 3 jogos, todos no Morumbi. No primeiro jogo, Palinha marcou o único tento do jogo, aos 14 minutos do primeiro tempo, e garantiu a vitória do Timão contra a Macaca. Na volta, o jogo que poderia sacramentar o término do jejum, Vaguinho abriu o placar para o Corinthians, mas Dicá e Rui Rei viraram para a equipe do interior, e obrigaram a realização do terceiro jogo. No jogo final, o jogo estava 0 a 0, até que Basílio marcou o gol que tirou, da garganta da Fiel Torcida, o grito de Campeão, entalado a mais de 2 décadas.



Quarenta anos depois, dois estádios irão sediar novos capítulos desta história. O estádio da Ponte, em Campinas, vai receber o primeiro jogo da decisão, onde ganhou dos rivais da Baixada e da Barra-Funda. Já a Arena Corinthians, no seu 100º jogo desde sua inauguração, terá a primeira final da sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário